quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Como abandonar um banho quente?

L'homme à son bain, Gustave Caillebotte

Noite de inverno. É bem verdade que ao fim da estação o frio não é tão intenso, mas, de qualquer forma, um banho quente sempre cai bem. Ainda há o fato de que se passaram menos de um sexto de dia desde o último. Nessas circunstâncias, torna-se um capricho o banho, agora mais por vaidade do que higiene.


Dá-se então todo aquele ritual: toalha, sabonete, xampu. As roupas já não encobrem as vergonhas ou qualquer parte do corpo, molhadas pela água que cai do chuveiro. É bom, relaxante. Junto com as impurezas da pele, vão-se todos os pensamentos ruins. Toda ansiedade encontra um calmante, e a mente desanuvia-se. É a pureza do corpo e da alma que convergem. A solidão encontra um companheiro.

A eternidade não é amiga dos momentos bons, no entato. Deve parar. Como fazer isso? Como abandonar um banho quente? De fato, sabe o que deve ser feito. Porém não basta. Clama por não findar-se. É preciso de uma dose maior de esforço para desprender-se do conforto e enfrentar a realidade. Momento difícil. O conchego de há pouco dá lugar ao contato com o ar frio, implacável.

Não adianta, o banho acabou.

5 comentários:

  1. O banho é sempre um ritual e pode lavar mais do que o corpo.

    Banhos em cachoeiras podem ser bem mais interessantes! =D

    ResponderExcluir
  2. E nesses pensamentos todos, gastando a agua dos nossos filhos.

    Tente filosofar fora do banho quente.

    ;D

    ResponderExcluir
  3. bom comentário esse ai de cima.
    tem q ter consciência caio.

    ResponderExcluir
  4. Gostei esta historia no blog...a hot bath really can do wonders for the body and the soul, but the good feeling does not last forever, we eventually have to face the "cold" figuratively and in reality, como você disse :) E no Canada o frio, sem dúvidas, está minha realidade seis mêses do ano! :) Entendi a maioria, mas não posso achar o significado do "conchego" no dicionário....Também, tentava diligemente de ler e entender "A porta", parece interessante, mas estou ainda um pouco confuso :(:(...tenho que ler sua versão inglês :) Apesar minhas dificuldades de compreensão, é claro que você escreve bem, Caio!

    ResponderExcluir
  5. Great stuff here, definitely going to check it out later :)

    ResponderExcluir