domingo, 6 de janeiro de 2008

Use óculos


Não raro nos pegamos a observar com aquele olhar profundo para incautos sujeitos que andam distraidamente na calçada, ou que estão na fila do banco, completamente inocentes. Eles não imaginam que, a poucos metros de si, alguém pode estar a traçar minuciosamente seu perfil psicológico, lição básica do manual “A arte de bisbilhotar”.

Nesse tipo de construção da imagem alheia, os óculos são um item crucial na determinação das características, conferindo um certo ar de intelectualidade a quem os usa. Tanto acredito nessa afirmativa que me rendi ao fenômeno da estereotipagem ao comprar meus novos óculos. A intenção foi substituir a armação antiga, leve, fina e mais arrojada, por uma mais cheia, clássica, bem ao estilo escritor, cuja aparência me colocaria mais de acordo com o propósito da literatura.

Certamente Drummond não seria reconhecido pelo seu talento se não usasse óculos. Também João Ubaldo Ribeiro e Manuel Bandeira. Benditos são esses óculos que servem de auxílio à visão, verdadeiros olhos, e que também colaboram com a imagem de cult, genuínos passaportes para o sucesso artístico.

Quer ser ouvido? Use óculos. Suas palavras irão soar como conselhos de um sábio. Quer ser referência? Usé óculos. Sua figura se valoriza com eles em sua cara. Quer ser jornalista? Use óculos. Suas matérias estarão na capa de jornal. Quer ser escritor? Use óculos. Você irá entrar para a Academia Brasileira de Letras. Quer bancar o inteligente sem saber patavina? Use óculos. É um verdadeiro fato alquímico; do cobre ao ouro, da ignorância à sabedoria.

9 comentários:

  1. hehehehe, o que ja conheci de pessoas q usavam o óculos para tentar ser algo q não eram, não esta na historia. Gostei das analogias com o objeto, q uso pro obrigação.. :/
    abs!

    ResponderExcluir
  2. coitado de min que perdi meus aculos atanto tempo, nunca serei um escritor..
    kkkkkkk
    muito legal seu texto ,com essa moda indie que esta por ai ficou culte ter algum tipode deficiencia visul.

    valew

    ResponderExcluir
  3. http://series-etc.blogspot.com/6 de janeiro de 2008 às 14:22

    Adorei seu blog, especialmente esse texto!
    Parabéns!

    Chris

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, todo mundo diz que eu fico parecendo um retardado de óculos. Acho que não funcionaria muito bem não =]

    ___________________________________
    TemPraQuemQuer <<< Entra!

    ResponderExcluir
  5. Opa, estou salvaaaa!!!! Tenho seis graus de miopia! Quando eu era criança, pobre menina bobinha, achava um charme usar óculos. Acho que minha vontade foi tanta que meu organismo desenvolveu uma miopia. Agora já não suporto mais o peso em cima do nariz e na maioria das vezes eu uso lentes de contato.

    Gostei muito de seu texto, parabéns! Acho que foi bem escrito porque você usa óculos, não é?

    ResponderExcluir
  6. É por isso que eu uso óculos...

    O outro motivo é porque casa vez mais eu enxergo cada vez menos sem eles...

    Eu vi, realmente nós eramos concorrentes naquele concurso que ainda está no ar, mas que com certeza nao vai virar mais nada. Por isso, nao vou inscrever o meu blog nesse novo concurso. E o cara que deu continuidade ao concurso tinha a intencao de levar adiante e ele ate entrou no novo concurso. ou seja, ele nao abandonou.

    A parceria está aceita. vou colocar o link no meu blog depois vc poe o meu no seu.

    Abraços!!

    http://franciskolwisk.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Good article, Caio. I enjoy your blog when I find time to read it. It is sometimes hard for me to understand everything, but I think it helps me to improve my Portuguese.

    Gostaria adicionar uma outra coisa, se você puder me permitir:

    --Quer ser 'geek'? Use óculos! (ver abaixo...mas devo enfatizar aos outros leitores, não é uma foto de Rudá!)

    http://www.mooncostumes.com/image/5376

    Cheers!
    Marc

    ResponderExcluir
  8. massa
    eh verdade msm caio
    as vezes o individio nda sabe e so pq usa oculos eh tido como intelectual

    ResponderExcluir