quarta-feira, 30 de abril de 2008

Primeiros passos em Filosofia

La Conquista del Filosofo, Giorgio de Chirico

Dois meses já se foram sem que ao menos um post aparecesse. Não se trata de descaso com o blog (não mesmo, afinal não seria digno comigo mesmo boicotar uma das poucas coisas de útil que já fiz). É que faculdade é coisa séria e consome um bom tempo de um pobre estudante.

Se por um lado acabei, em parte, com minha vida social e reduzi minhas opções de lazer - e olha que ainda não comecei a estudar de fato -, por outro pude entrar no meio acadêmico, esse que irá me dar, daqui para frente, um pouco mais de conhecimento para escrever my crappy ideas.

Uma das disciplinas que agora fazem parte da minha rotina e que contribuirão com esse conhecimento, e cuja maravilha que é estudá-la não havia percebido até então com aqueles breves e infelizes contatos preliminares de Ensino Médio ou com os jargões mais famosos, como o "cogito ergo sum" ou "penso, logo existo" de Descartes, e que contribuirá, direta ou indiretamente, é a Filosofia.

Como já dito, essas primeiras experiências não foram muitos satisfatórias. Nada fazia brilhar os pensamentos filosóficos, e assim iam permanecendo além do meu alcance. Seu caráter esotérico, o qual eu fazia questão de manter, mesmo sem querer, contribuía com a construção de sua abstrusidade. Não que ela não o seja. Com efeito, ainda há muito que permanece, à primeira vista, incompreensível, enigmático, porém a base do conhecimento filosófico, e isso é importante, é de fácil compreensão, para não dizer cotidiano. É por isso que o filósofo britânico David Hume afirma que é certo o fato de que a filosofia simples e acessível terá sempre preferência sobre a filosofia exata e abstrusa. A grosso modo, seria possível ver o conhecimento filosófico sob duas óticas distintas, a fácil e a difícil, a simples e a complexa, a cotidiana e a afastada.

Deixando de lado, a difícil, complexa e distante filosofia, pode-se ver com clareza sua proposta mais básica e essencial: a da salvação. Esse é o termo empregado por Luc Ferry, em sua obra Aprender a Viver, a qual "demonstra que a filosofia não é um mero exercício da reflexão crítica (o que mais se aproxima da versão difícil, complexa, afastada). É uma busca de saúde, da vida boa, uma tentativa de salvar nossa própria pele". Sim, porque é inerente ao homem a busca por esses elementos. As formas de fazê-lo é que são as mais diversas, e o exercício filosófico configura-se como apenas mais uma delas.

Essa salvação proposta por Ferry não se limita, portanto, ao sentido religioso da felicidade eterna. Está ligada também à compreensão do mundo e da vida, ao apaziguamento das angústias provocadas pela finitude e irreversibilidade da existência humana. Eis, então, dois conceitos essenciais para o entendimento dessa teoria da salvação, pois são, respectivamente, a morte e a impossibilidade de reversão dos acontecimentos passados os grandes causadores da aflição humana. Desse jeito, vista como a medicina da alma, a filosofia é uma doutrina que nos faz "compreeder que a morte não deve amedrontar", dizia Epicuro. Ela é uma saída para o indivíduo através de si mesmo e do uso de sua razão.

Assim, ao longo dos séculos, a filosofia, muito embora tenha se encarregado de trabalhar com temas mais complexos, preservou a característica básica de salvação, ou seja, de busca por uma vida melhor. Sabendo isso é que agora, para mim, a filosofia perdeu aquela carapaça abstrusa e impenetrável, a qual foi substituída por uma membrana fina, de simples transposição, cujo mediador é unica e simplesmente a vontade de pensar a vida.

15 comentários:

  1. "É uma busca de saúde, da vida boa, uma tentativa de salvar nossa própria pele"
    gostei disso.
    a filosofia vai alem de pensamentos.
    parabéns...quando puder passe lá:
    http://tvariedades.blogspot.com/

    VC VAI GOSTAR.

    ResponderExcluir
  2. Legal, q a narrativa de sua descoberta ajude outros a ver a filosofia com bons olhos.

    Filosofar é compreender o mundo ao nosso redor e refletir sobre o que podemos fazer para compribuir para q ele seja melhor para nós.

    Eu particularmente adoro uma boa "filosofia de boteco". Esse ato de sentar com os amigos e "viajar" sobre nos mesmos e nosso mundo, nosso comportamento.

    Para ver algumas de nossas filosofias insanas:
    http://paginasdacampininha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bravo! Magnífico!

    Passo uma parte considerável do meu tempo vasculhando blogs. Uma coisa raíssima é encntrar textos de qualidade, que fujam daquela mesmice de "querido diário, hoje meu vibrador ficou sem bateria".

    Desde o layout até o texto, o cuidade é primoroso.

    A citação à Epícuro, se não me engano, faz parte da filosofia cínica de Memento Mori, não é isso?

    Adorei, e vou fazer uma cisa raríssima: acrescentar na lista de blogs que recomendo.

    Abraços!

    www.prozaczone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa..isso ai.

    Em relação ao comentário..
    No meu blog.
    Certo minhas chances claro vão diminuir mesmo..mais divulgando ou não divulgando o povo ia achar..
    Ou seja eu não me importo de ser pequenas ou não, me importo que muitos participam e adquira conhecimento escrevendo criando videos..e assim vai.

    http://aquigeral.blogspot.com/

    sendo que não divulgar não é sinal de vitória.

    ResponderExcluir
  5. pow cara que bom que vc ja passou a ter outra visao sobre filosofia!!
    pq eu naum gosto de jeito nenhum ^^

    visite
    http://noticias-irrelevantes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. massa seu blog gostei
    valeu

    www.jhaff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Filosofia é algo maravilhoso, sou suspeito para falar, porque já tive que estudar - e ainda estudo - muita Filosofia.

    Não é fácil mesmo compreender a Filosofia, acho que no todo isso é impossível. E nem creio que seu objetivo seja dar respostas, mas criar perguntas.

    Existem muitas obras que ajudam a dar um panorama geral, que são boas para os iniciantes, antes de se aventurar em textos mais densos. Não é o caso dos alunos da graduação, mas serve para trabalhar com os alunos, por exemplo.

    Só para finalizar, um dos melhores livros que li nos últimos anos envolve duas coisas que adoro, a Filosofia e o Cinema. Se chama "O que Sócrates Diria a Woody Allen".

    Abs e não fique mais tanto tempo sem postar.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, não conhecia esse seu lado! Parece um dos textos de Sociologia! ;) A escrita é muito boa e a idéia idem! Estamos passando pelo mesmo momento de descoberta de uma Filosofia atraente, encantadora, muito diferente da aparesentada no Ensino Médio!

    Espero que sejemos felizes nessa empreitada! =D

    Obs.: estou imaginando sua prova de filosofia.. tirou 10, hein?!

    ResponderExcluir
  9. Pow Rudá, sua escrita é massa!
    Gostei do texto!
    :D

    Obs²: Genildo realmente vai te dar um 10!

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, você falar sobre Filosofia. Eu estudei durante 4 anos no colégio e estou estudando novamente na faculdade. Sinceramente, não aguento mais. Sem contar que a professora é super chata...rsrs

    http://maynabuco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. mt bom cara
    eu gosto um pouco d filosofia

    recomento vc ler o mundo de sofia
    o livro contem varias pessoas q vc tem q conhecer nestes ultimos tempos
    filosofos e ideias geniais

    abraços

    Charges do cotidiano
    em...
    http://culturatups.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Caramba! Tava crente que havia abandonado o blog... ledo e ivo engano. Nas férias eu lerei esse texto todo. Fui.

    ResponderExcluir
  15. Pois... aprender a pensar e ter vontade de é uma das coisas mais difíceis de conseguir nos tempos atuais!!!

    e... sem isso, vamos pra onde mesmo?

    ResponderExcluir