domingo, 24 de agosto de 2008

De quatro em quatro anos


Scuola di Atene, Raffaello Sanzio

Perído pré-eleitoral é uma festa. A cafajestagem política cresce, e os gestores e aspirantes omissos e indolentes aparecem dignos, íntegros nos cartazes, forjando um caráter ímpar. São os pretensos salvadores da pátria, heróis; os hércules da modernidade.

A população se enche de esperança. Sentem como se chegasse a hora da virada, em que finalmente irão se livrar da caótica administração de seu pedaço de mundo. A consciência política parece crescer, a agitação faz brotar o sábio eleitor ávido de mudança. Mas é tudo ilusão. O sentimento de grandiosidade e cidadania é efêmero. Sucumbe à magica retórica dos senhores do alto de seu palanque e à paixão cega pelos candidatos cujo plano de governo resume-se a arruinar aquele pedaço de mundo.

O eleitor então repete o gesto de 4 anos atrás e elege mais uma cambada de incompetentes corruptos e criminosos. E passa-se mais 4 anos de inércia, pão e circo, assistencialismo, corrupção, favorecimento, enriquecimento ilícito e crimes cuja citação não me cabe ou, melhor ainda, não cabe nesssa breve crônica. Até que vennham as vésperas da próxima eleição e repita-se o ciclo...

Esses são os fatos como eles são, mais do que evidentes. Só me resta ainda um segredo que hei de desvendar. O que embranquece a memória do povo? Seria o mesmo Photoshop dos brancos dentes estampados nos cartazes?

18 comentários:

  1. eu acho muito fácil falar o povo isso o povo aquilo
    blá blá blá

    mas o que você faz pra mudar isso?

    ResponderExcluir
  2. É. O ser humano tende à facilidade, como comentar sem ler adequadamente e outras coisas mais. Que culpa eu tenho se o povo é previsível e facilita minha análise?

    Eu faço minha parte. Eu me informo, escrevo, busco informar e conscientizar e voto certo. Faço minha parte.

    ResponderExcluir
  3. graças a Deus q essa porra de horario eleitoral num rola aki em Brasilia, iso me satisfaz hehe, afinal num tem prefeito nem vereador xD

    só em 2010 msm, hunf!


    de Juka

    ResponderExcluir
  4. vai ser minha primeira eleiçao
    e cada vez eu penso em votar certo
    pelo menos se o meu candidato nao for eleito
    eu fiz oq podia

    um pouco de conformismo... talvez

    http://terradafenix.blogspot.com/
    http://causacasual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu bem que enviaria o texto pra algum concurso, mesmo, mas só não fico sabendo de nenhum (se bem que eu nem pesquiso, rsrs, pura preguiça)

    Quanto ao teu texto, ótima crítica. Adorei o final, a interrogação. Acredito que, não sei se felizmente ou infelizmente, a massa de manobra brasileira é ingênua, e isso é pior que ser desmemoriado: é ser criança que olha sem malícia a atitude dos "grandes".
    "O pior analfabeto é o analfabeto político."

    ResponderExcluir
  6. O que embranquece a memória do povo não é apenas o “Photoshop dos brancos dentes estampados nos cartazes”, mas também as luzes dos faróis em carreata, os holofotes nos showmícios e a ofuscante paixão política.

    Boa crônica, Rudivis.

    ¡Hasta!

    ResponderExcluir
  7. Caio, sinceramente, eu acho que ninguém mais se enche de esperança coisa nenhuma. Votar virou um peso que carregamos nas costas e que o governo insiste em deixar claro que quem não votar vai sofrer sanções... ou seja, está fudido! Vai na base da ameaça.
    E há uma parcela da população que vê grande possibilidade de conseguir sacos de cimento, bolo de aniversário, jogo de camisas para times de bairros... Depois só daqui a quatro anos.
    Ando desanimado...

    ResponderExcluir
  8. somos prostitutas, ora!
    solução: não votemos!

    abraços libertários

    ResponderExcluir
  9. eu sou um do que se enchem de esperança de que alguma coisa pode mudar e que a vida vai melhorar...

    mas eu acho estranho os canditados abraçando pobres, criança, velhos na TV. Indo na casa deles pedir votos... Porque nao vai depois de eleito pra poder ver o que precisa mudar?

    Eu sei que não vai mudar (e se mudar, vai ser muito dificil). Mas eu tenho esperança. Isso é a unica coisa que eu tenho hoje.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que gostou do texto sobre Schopenhauer. fico feliz q alguém tenha lido.
    Volte mais vezes. Alias, lick o meu blog aqui para ele ser lincado lá automaticamente.
    8)

    ResponderExcluir
  11. Acredito que não existe mais tanta esperança, nem tanta euforia.

    ResponderExcluir
  12. Acho que ninguém mais está esperançoso, nem eufórico. A hora da virada nunca chegou.

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente, e você esta fazendo a tua parte sim.
    Só o fato de falar, escrever e se sentir indignado já é grande coisa.
    Agora imagine se todos fizerem o que você fez.
    Parabéns pela atitude e pelo texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto. Realmente a população brasileira reclama. Porém, votam nos mesmos políticos que desapareceram quatro anos atrás. E ainda querem que sua cidade, o seu estado, o seu país mude.

    ResponderExcluir
  15. cheguei a conclusão de que as pessoas não se importam. não é que elas se esqueçam do que o político fez (ou deixou de fazer), mas as pessoas realmente não se importam, só querem levar alguma "vantagem".

    bjs

    ResponderExcluir
  16. também acho, o povo reclama, reclama, reclama, reclama aparece na TV, maas o que fazem na hora que podem fazer??? nada ¬¬
    lol

    ResponderExcluir
  17. Caio, eu acho que já foi bem pior. Apesar de tudo, o povo está mais "consciente", mas amadurecimento político é um processo longo e estamos apenas iniciando na democracia, do ponto de vista histórico.

    Votar mal não é uma exclusividade brasileira (vide os "Bushs" da vida espalhados pelo mundo), mas pelo que acompanho da vida política as pessoas - especialmente em eleições localizadas como de vereador - votam prioritariamente movidas por interesses particulares muito específicos e isso acaba se refletindo na conduta dos eleitos.

    abs

    ResponderExcluir