terça-feira, 9 de setembro de 2008

Do azul

De sterrennach - Van Gogh

O azul me embriagou
penetrou-me o sangue,
cor da aristocracia
o viscoso azul dos nobres

Cor dos oceanos
da Terra vista do cosmos
cor de paz
não, a paz é branca
mas ainda gosto do azul,
são dessa cor as baleias
que vivem no mar também anil
ou seria turquesa?
tanto faz...
o inconteste?
sua beleza

Se menina, transcenderia o paradigma
rosa para as gurias,
não, não
azul, sim,
quem dera fosse azul o capim
dos nossos lindos verdes campos

Meu sonho
de todas as noites
é pulsão do inconsciente,
cair numa taça de azul
que me embriagou
e penetrou-me o sangue

8 comentários:

  1. azul! a cor mais linda que existe!!
    azul, do ceu, do mar e do Gremio!!! hehehehe

    viva o mundo azul!!!abaixo os vermelhos!!!

    http://blogdocleidemar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom o texto, dá pra imaginar um monte de coisas azuis depois de ler ele. Não sou a melhor pessoa pra comentar poesias hehehehe, mas tá ai o registro!

    []'s

    Musikaholic

    ResponderExcluir
  3. Que paixão pelo azul..Realmente uma linda cor e fica mais linda ainda nessas palavras.Linda poesia.Sucesso com o Blog.Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto!
    tratando do azul, como muitos pintores, artistas plásticos tratam em seus trabalhos..
    Dando-lhe sentido
    Gostei muito da composição com o quadro do Van Gogh

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Muito legal... se fosse a mais de 100 anos diria que o azul era referência ao absinto que tinha este tom em algumas variedades... aí diria.. nossa! Que viagem!

    ResponderExcluir
  6. Não sou entendedora de poesia, mas gostei muito .. da para refletir em uma serie de coisas.

    As cores tem a sua simbologia, eu particulamente acho que o azul traz paz..sugere o infinito, mesmo sendo conhecido por todos o branco para essa representação..

    Gostei muito

    abç..

    ResponderExcluir
  7. Tem problema não, mas eu não lembro mais o que comentei, hihihi!

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não entendi cada linha, mas gosto seus pensamentos do cor azul, Caio. Com respeito a pintura "Noite estrelada". Gostaria te recomendar (e aos leitors do blog) uma velha canção "Starry Night", uma bela homenagem ao Vincent, para Don McLean, com legendas em português.
    http://www.youtube.com/watch?v=Gi_P8XwrSCU

    ResponderExcluir