domingo, 3 de outubro de 2010

Ура, Товарищи!

Мир стоит на вулкане, Маяковский
(Mir stoit na vulkane), Maiakovski

Recentemente li A Ideologia Alemã de Marx e Engels, uma obra um tanto singular. Lançada postumamente, em 1932, e a cada edição sendo complementada com trechos faltantes. Ainda hoje, há páginas dos manuscritos que perdidas.

Na obra, dá para perceber a formação do materialismo histórico e dialético e a ideologia comunista; talvez, o embrião do Manifesto. A primeira parte do livro é um debate filosófico pesado, que só entende quem passou por essa graduação mesmo. Depois, a leitura se torna mais tranquila: uma boa análise, resumida embora não simplória, da história da sociedade capitalista, aliás da História.

Um intelectual cujo nome não me recordo já declarou, "Marx acertou no diagnóstico, mas errou na solução". De todo modo, suas ideias deveriam ser leitura obrigatória. Quem sabe assim o mundo não seria um pouco mais sensível à condição humana. Embora Marx tenha feito uma crítica ao socialismo utópico, considerando seu método de fato científico, eis um pouco de utopia:

Para nós o comunismo não é um estado que deve ser criado, ou ideal pelo qual a realidade terá de ser conduzida. Consideramos o comunismo o movimento real que supera o atual status quo.

MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
.

3 comentários:

  1. Também acho que é leitura obrigatória para ter um olhar mais amplo sobre as sociedades e suas estruturas.

    ResponderExcluir
  2. Sem entrar no mérito "solução", Marx fundou a principal forma de se analisar a sociedade em contexto, "inventou" a análise de conjuntura da sociologia. Por isso somente, já merece leitura.

    Agora, entrando no mérito que não quis entrar antes, será que temos como ter uma sociedade sem desigualdades enquanto existir a exploração do homem pelo homem?


    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigatória sim! Muito bem colocado!

    ResponderExcluir