sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pequeno apontamento sobre Arte

Aвтопортрет в двух измерениях, Казимир Малевич
Autoretrato em duas dimensões, Kazimir Malievitch

Ferreira Gullar, um dos maiores poetas e críticos de arte brasileiros, questiona: “tem a arte de seguir o espírito da época?”. Nesse sentido, ele chega à conclusão de que embora algumas vanguardas européias do início do século XX tenham buscado uma integração do fazer artístico às transformações sociais e econômicas da época, a exemplo do Futurismo e sua fixação na sociedade industrial, outras partiram de e em direção a uma situação completamente oposta: um contraste ou crítica direta, politicamente engajada, às características dessa sociedade nova que surgia – o exemplo do Surrealismo. Uma boa ilustração desse último caso encontra-se em Michael Löwy, a respeito da ligação entre Surrealismo e Marxismo.

A despeito desse debate do condicionamento da Arte à dinâmica social em que está inserida, seja de cunho convergente ou divergente, parece consensual que, embora nenhuma sociedade tenha existido sem produzi-la, e que a atual sociedade ocidental tenha visto um aumento no interesse do cidadão comum pela Arte, além de que também a ela se acoplou a filosofia mercantilista, massificando as produções artísticas, ainda persiste a ideologia da inutilidade da Arte.

Não raramente a Arte é apresentada em oposição ao utilitário; como elemento secundário da vida cotidiana afeita a manifestações pragmáticas. Não poucos são os artistas a categoricamente atentarem contra a sua utilidade. O caso mais famoso talvez seja o do escritor irlandês Oscar Wilde, que no prefácio de seu romance O Retrato de Dorian Gray afirma “toda arte é completamente inútil”. E embora muitas sejam as obras que advoguem em seu favor, ao discorrerem sobre a questão estética, muitos teóricos da Arte, acabam por acentuar essa dicotomia útil versus inútil.

Daí a relevância e insistência do questionamento, qual será o papel da Arte num mundo marcado pela tecnicidade?
.

8 comentários:

  1. Não se superlota estádios e anfiteatros para fazer a leitura coletiva de manuais técnicos ou apresentar a nova válvula que será usada nos corações de sujeitos enfartados. Superlota-se para assistir a um concerto de rock; filas gigantescas surgem diante de livrarias para comprar o novo livro de algum escritor consagrado. A arte é a loucura que move o homem. Um inutensílio utilíssimo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, O Retrato de Dorian Gray.
    E sobre a Arte, acho que ela vem cada vez mais dar estética à técnica, tão essencialmente que esquecem muitas vezes de que é arte, ela vem se tornando muito útil no mundo da tecnicidade... para contrariar Oscar Wilde, ou para deixar de ser Arte?

    ResponderExcluir
  3. Pois é, né... Acho que as pessoas hoje em dia, de uma maneira geral, andam muito pouco sensíveis à arte. É tudo tão fácil, tão prático, que a arte passa a não fazer mais sentido... É uma pena, mas que bom que ainda existem ótimos artistas e apreciadores de uma boa arte, ainda que sejam mais raros.

    Seguindo!

    Abraços!

    http://vivereler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A arte não possui técnicas, nós, humanos que colocamos as técnicas para que, de alguma forma, a arte fosse sinônimo de status. Pode ser que eu esteja errada, mas minha visão é essa, pois vejo ao meu redor muitos artístas que falam "Ah, não 'estudou' nada sobre arte, então não é artista".
    O verdadeiro artista é aquele que sente a arte dentro de sí, na música, no teatro, na escrita, na pintura ou até, simplesmente, numa simples palavra. A arte não foi criada pelo ser humano, ela veio junto a essência do ser humano, para uns mais, para outros menos, injusto? Não porque o que possui menos "essência artística" não se deve achar no direito de cruzar os braços e simplesmente ir aos museus aos domingos para mostrar à seu filho (a) que, só porque alguém possui um quadro pendurado numa mera parede de museu, ou se aquele músico tem um cd com contráto de gravadora ou que tem um livro publicado, é superior à eles. Quando vejo esse tipo de coisa acontecer da vontade de me dirigir ao ser e dizer "Por que não tentas, também?" ou "Você já é um artista, pelo simples fato de fazer seu trabalho diário".


    Caio, em seu orkut você diz que apenas gosta de cumprimentos alternativos, fico pensando onde você me encontrou no orkut (nada contra a sua visita), mas se vc me achou pela manhã foi um excelente "Bom dia, Nina." (não sou ajudante de predreiro,então, isso não é uma cantada).
    me add no msn para conversarmos mais: nina_rios999@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. A arte é o que é...
    Arte por ela mesma.

    ResponderExcluir
  6. A arte é o que é...
    Arte por ela mesma.

    ResponderExcluir
  7. Dudas sobre la inutilidad de la arte es "pertinente".
    Siempre me encuentro pensando sobre...

    Fora los órgãos vestigiais todo lo resto tiene utilidad... risas

    Besos!

    ResponderExcluir