quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Uma vez idéia, sempre idéia

Recentemente, todo bom brasileiro que se preze se achou no direito de dar o seu pitaco sobre o recente acordo ortográfico. Se pela conjuntura ou por real interesse com a coisa, já é outra história.

O fato é que só os blogues devem amontoar uma quantidade de informação desse assunto suficiente para uns dois anos de leituras. Tem gente que é contra ou a favor mas não sabe por quê, tem gente que não sabe o que é mas tem opinião formada e tem gente que sabe mas não tem. Esse último, meu caso. Pelo menos até hoje.

Reformas no idioma, a priori, buscam uma melhora. Prefiria crer que a unificação da língua portuguesa não fosse uma brincadeira de menino e se vários especialistas, de diversos lugares, decidiram por agir de tal maneira é porque há motivos que o justifiquem. Mas agora vejo o despropósito desse acordo. Vão acabar com o acento da palavra idéia. Poxa, afinal é a marca do meu blogue que está em jogo. O agudo para mim é tão parte do vocábulo quanto o i ou d. Sem ele, ficará algo mutilado como uma árvore sem suas folhas.

Sei que não vou aderir à essa ideia, e vou ficar com minha antiga idéia. Se eu ceder, daqui a pouco vão querer arrancar o acento de "Rudá" também. Então, peço adesão a todos ao Manifesto Anti-castração de Idéia, pois sem o agudo, estão levando junto o assento da palavra.

Por último, vai haver punição por não escrever dentro das novas regras ou, no máximo, ou vou ser o burro que acentuará idéia?

12 comentários:

  1. Achei injusto considerarem a língua normativa em Portugal como a "oficial". Aqui vão mudar 0,5% e se fosse a normativa daqui, lá mudaria 15%.
    Eles só irão retirar o "c" das palavras 'acto'. Antigamente, nós escrevíamos ato assim. Se nós mudamos, por que eles não poderiam ter mudado também a bastante tempo?
    Injusto! Gosto dos acentos e nunca vou abandoná-los!

    Não gostei da IDÉIA!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou um especialista na língua portuguesa, mas essas reformas não são nada interessantes. Conversando com algumas pessoas, pude perceber que muitos já estão amando a novidade, mas parei e analisei: quase todos, têm preguiça de acentuar a palavras, não lêem livros e estão habituados somente à linguagem da internet.
    Eu sinceramente, não concordo com certas mudanças que, parecem agradar e facilitar a vida de algumas pessoas que não seguem certas regras básicas, por desinteresse ou preguiça. Infelizmente, tenho convivido com essa realidade.

    Muito bom o blog!

    http://www.hikaridream.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caio,

    vai por mim... foram anos de graduação, mais anos de especialização, mais anos de mestrado, mais anos de doutorado em Língua Portuguesa na UFRJ para eu poder emitir uma opinião sintética sobre o acordo ortográfico:

    É uma perda de tempo sem fim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. E lá se vai a beleza de se acentuar "idéia"...

    ResponderExcluir
  5. Quando finalmente pensei que sabia o portugues, eles vão fazer umas modificações e complicar minha vida...
    Por ter "idéia" no meu blog, to no mesmo dilema que você.
    Ah, meu blog tava parado por falta de tempo, paciencia e criatividade.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. "Manifesto Anti-castração de Idéia". Amei... Viva as idéias acentuadas...

    Creio que isso só vai prejudicar a escrita dos brasileiros...

    Interessante seu blog...

    :D

    ResponderExcluir
  7. Opa!
    Sem querer, após ver um comentário num blog de um amigo (Prozac Zone), cliquei em você e cheguei aqui.

    Bom, nada mais justo do que um comentário, não?

    Sou adepto da idéia (ou, futuramente, ideia) de que o português não têm regras. O importante é a clareza da mensagem. As vezes o autor só consegue criar com seu estilo de escrever, que pode para alguns ser errado, mas para outros certo.

    Quem define o que é certo ou não? Eu posso achar sua maneira de escrever certa, mas o Manoel errada. Então, mesmo que amanhã o certo seja 'ideia', continue com o 'idéia', porque para você estará correto!

    Gostei do seu blog, está de parabéns!

    Abraços Rudá (ou futuramente, Rúda)

    ResponderExcluir
  8. Não gostei da idéia do acordo ortoráfico. Sei que não sou especialista em idomas, mas alterar dessa forma o nosso idioma, ao meu veu, não traz benefícios algum...
    Perderemos muito daquilo que torna a nossa escrita única. O português é lindo como está, e perderá um pouco de sua beleza com o acordo.

    Apóio o manifesto. Valeu,
    All3X

    ResponderExcluir
  9. Já aderi, meu caro.
    Quanto às punições, acredito que os mais atingidos serão os alunos de escolas primárias, pois receberam suas provas pintadas de agudos ( ´ ) em vermelho.(risos)

    ¡Hasta!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Marcelo. Para mim, também foram anos de estudo perdidos. Acentos diferenciais realmente FAZEM a diferença! E perdemos tanto tempo aprendendo a acentuar pra quê? Para dizermos sim à língua de Portugal de novo, como nos velhos tempos da colônia? Um oceano nos separa, e com todo respeito aos lusos, a vida aqui é diferente e exige suas sutis diferenças na língua... Sou contra contra contra até o fim.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. O irônico é ter um acordo ortográfico assinado por Luis Inácio.

    ResponderExcluir
  12. O português perde muito com a língua fragmentada.

    A nossa literatura, por exemplo, é pouco conhecida no exterior por ser escrita num idioma falado em poucos países, e com muitas diferenças entre um país e outro. Gil Vicente, por exemplo, já foi declarado diversas vezes por muitos especialistas com sendo um poeta muito superior á Shakeaspere, sem no entanto ter reconhecimento do público. fernando Pessoa é outro prejudicado lá fora. Tudo pela dificuldade de aprendizado do nosso idioma.

    A unificação pelo acordo ortográfico é um passo (ainda que pequeno) pra a maior repercussão da nossa língua.

    E de repente assim o povo começa a dar valor ao idioma e aprende a ler. Ou pelo menos elege um presidente que seja capaz de falar corretamente.

    ResponderExcluir